quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Moção Plenária de Estudantes Unesp/Fatec

Nós, estudantes da UNESP/FATEC, reunidos em plenária, expressamos nosso apoio, assim como do nosso DCE, com a luta dos operários de Zanon.

Zanon é uma fábrica de cerâmica localizada na cidade de Neuquén, sul da Argentina, que há sete anos vem produzindo sob controle dos próprios trabalhadores, sem patrões e com tudo decidido em assembléias. Dessa forma garante-se os empregos dos trabalhadores, além de colocar a fábrica sob os interesses do povo pobre da região, pois a fábrica contribui com doações de cerâmica aos hospitais e escolas da região.

Para nós, Zanon é um exemplo vivo para os operários de todo o mundo, principalmente em tempos de crise econômica, quando os empresários vão querer descarregar seus efeitos nas costas dos trabalhadores, com cortes de salários, redução de direitos e demissões.

É importante salientar que a luta para que Zanon produzisse sob controle dos operários contou com o apoio dos estudantes da região. Provando dessa forma a importancia da aliança estratégica entre estudantes e trabalhadores.

Todavia, nesse momento, encerrou o prazo que a justiça havia concedido para que zanon continuasse produzindo, por tanto a gestão operária da fábrica está ameaçada. Nesse sentido, mais uma vez reafirmamos nosso apoio a luta e resistência dos operários de Zanon e repudiamos qualquer tentativa de desalojamento. E nos colocamos lado a lado na luta pela expropriação definitiva da fábrica sem indenização e sob controle dos trabalhadores.

Plenária dos estudantes da UNESP/FATEC

S.José do Rio Preto, 19 de outubro de 2008

Nenhum comentário: