sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Zanón inspira outra gestão operária em Neuquén

Coletiva de Imprensa da Cerámica del Sur sob controle operário

Na quinta-feira, 22 de janeiro de 2009, os operários da ex-Cerámica del Sur sob gestão operária, agora "Cooperativa CONOCER", junto ao Sindicato Ceramista de Neuquén, realizaram uma coletiva de imprensa nas instalações da fábrica para anunciar a sua reabertura sob gestão de seus trabalhadores.

Os operários manifestaram que depois de vários anos de luta, e novamente imersos numa crise econômica internacional, esta é a resposta que temos os trabalhadores ante o fechamento de nossos postos de trabalho. "Fábrica que se fecha é fábrica que se ocupa e se põe a produzir sob o controle de seus trabalhadores".

É um crime que se feche a única fábrica de tijolos que existe na cidade de Neuquén, enquanto que o déficit habitacional, que padece a sociedade neuquina, está acima de 60.000 casas. Assim como fazem os operários de Zanón, se exigirá que se reative a obra pública comprando o seu material.

Graças a luta que deram os companheiros junto ao Sindicato Ceramista de Neuquén, hoje se pôde reabrir a fábrica, conservar os 15 postos de trabalho e num futuro próximo gerar novos postos de trabalho.

Também a fábrica estará aberta à comunidade para que possam visita-la e adquirir material que fabricam e que estão a disposição para a venda.

Conhecer nossa história

Começaremos agradecendo aos companheiros que permitiram com que a gestão operária deixasse de ser um sonho para converter-se, nestes tempos de crise e fechamento de fábricas, numa realidade concreta. Isso confirma mais uma vez que a vontade, a força de nossas ideias e nossos braços são e serão sempre a melhor resposta ante a opressão patronal e a demonstração de que a solidariedade nos fortalece.

Agradecemos ao conjunto dos trabalhadores, organizações políticas, de direitos humanos, estudantes e a toda comunidade.

Nossa história não começa hoje. Muitos anos de super exploração gestaram este projeto. Duras batalhas contra o patrão e a burocracia dos Montes forjaram nossa consciência. Fomos parte do processo de recuperação do sindicato, acompanhando os operários de Zanon neste luta. Durante quase 6 anos esta fábrica permaneceu fechada e esvaziada pela patronal e, como não podia deixar de ser, a luta dos operários mais antigos, os mais convencidos e perseverantes, deu um primeiro resultado: a reabertura da planta em fevereiro de 2007. Nesse ano transcorrido nada foi tranquilo: demissões, baixo salários, resistência, marchas, etc.

Fiel a sua condição, nosso ex-patrão, optou em agosto de 2008 pela demissão massiva de todo o pessoal anunciando o fechamento definitivo da planta. Nós os operários demos um passo além: ocupamos a fábrica porque, como sempre dissemos, é um crime fechar uma fábrica de tijolos com a necessidade de casas que sofrem dezenas de milhares de famílias... e uma idéia ficou em nossas mentes: "fabrica que fecha é fabrica que se recupera sob gestão de seus trabalhadores". Desta maneira os trabalhadores da Cerámica del Sur, agora Cooperativa Conocer, vamos seguir os passos dos operários de Zanón e de centenas de trabalhadores que desde há um ano nos marcaram qual era o caminho, escrevendo uma nova história...

Trabalhadores da Cerámica del Sur sob gestão operária

Um comentário:

Sonhos disse...

Moção de apoio e saudação aos trabalhadores de Zanon
A Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL BRASIL)saúda os trabalhadores da cerâmica Zanon que conseguiram o triunfo histórico de expropriar a fabrica depois de 9 anos de ocupação de fábrica e produção sob controle operário. Sua luta é um exemplo para os trabalhadores e a juventude de todo o mundo.