terça-feira, 21 de outubro de 2008

Informe de imprensa

NeUQUEN, 21 DE OUTUBRO 2008

ZANON, continuamos a luta pela expropriação definitiva

Ontem se venceu o prazo da nossa Cooperativa Fasinpat, por falta de respostas do governo provincial e nacional a nossa reclamação de Expropriação definitiva, o conflito segue aberto.
Mais de 7 anos de controle operário a serviço da comunidade, os 470 trabalhadores ceramistas convocamos pela manhã a uma conferencia de imprensa para anunciar que a luta continua.
Por um lado o juiz do leilão no comercial Rafael Barreiro deve resolver nestes dias o pedido de prorroga por um ano mais, que pedimos para continuar com a cooperativa Fasinpat administrando a fábrica até que consigamos a expropriação. Enquanto não chega a solução, a cooperativa continua em funcionamento.
E pior cenário político seria que o Juiz Barreiro resolvesse ir contra os trabalhadores e ditasse a posse por parte do sindico para avançar no leilão da fábrica.
Em Neuquén o governo Jorge Sapag, depois de 10 meses de gestão manifestou que agora tem vontade política de trabalhar na Expropriação de Zanon, mas até agora não se tem avançado em nada de concreto. Na semana passada se comprometeu o ministro Jorge Tobarez em começar a realizar uma avaliação da fábrica, mas ainda o dia de ontem não tem começado.
A situação política-econômica para os trabalhadores não é a mais favorável, estamos no meio de uma crise financeira mundial que novamente tentarão pagar aos trabalhadores e o povo, esta crise gera pelos governos de então e seus empresários.
Este governo provincial de Jorge Sapag vem de reprimir a famílias sem vivendas em Neuquén, entregou os recursos naturais da província por 20 anos mais e votou a favor a estatização da dívida milionária de Aerolíneas Argentinas.
Leva sete anos sem soluções à gestão operária de Zanon o que demonstra sua falta de vontade política.
Por isso, para além dos discurso e compromissos mantemos nosso plano de luta junto as organizações regionais e nacionais que nos vem apoiando para conseguir a expropriação definitiva de Zanon.
Imprensa e difusão, operários de Zanon.


Alejandro Lopez 0299154299136
Raul Godoy 0299154052657
Alberto Esparza 0299154299136

Nenhum comentário: